Como entender um cheiro?

Como entender um cheiro?
5 (100%) 102 votes

mulher aroma3

Você pode não acreditar, mas dentro de um perfume podem existir mais de 80 cheiros distintos.

Se quisermos obter um cheiro de cedro basta colocar um pedaço desta madeira em um frasco com álcool e esperar alguns dias, certo? Errado!

A composição de um cheiro é muito mais bem elaborada do que a nossa vã criatividade possa imaginar. Com o avanço da tecnologia a incrementação de estudo sobre as fragrâncias ficou ainda mais acirrado, mas a junção de várias fragrâncias na criação de um cheiro harmonioso é secular.

Perfumistas, profissão cada vez mais rara no mercado mundial, são os responsáveis por juntar diversas matérias primas dos mais diferentes tipos e comporem os ‘bouquets’, nome dado ao cheiro finalmente desenvolvido.

Para a criação de um perfume são conjuntadas fragrâncias dispostas em três famílias de notas olfativas: as notas de saída, as de corpo e as de fundo. Vamos entender um pouquinho cada uma delas.

As notas de saída são aquelas mais voláteis, que evaporarão com mais facilidade. São notas que dão um ar mais vivo ao perfume, torna-o chamativo. Muitas vezes, no entanto, elas são notas não muito bem aceitas pois costumam ser acompanhadas do cheiro dos produtos usados para diluir a fragrância na composição do produto final, como o álcool.

As notas de corpo são as de volatilidade intermediária. Elas são as responsáveis por fazer casar os cheiros de saída com as de fundo. São fragrâncias que anunciam o cheiro final que está por vir.

As notas de fundo são as notas mais pesadas, com volatilidade mais demorada. São aquelas que vão de fato permanecer no corpo (no caso de perfumes) ou no ambiente (no caso de aromatizadores).

Juntas, elas compõem uma fragrância harmoniosa que deixa um bom rastro por onde passa.

Deve-se, no entanto, sempre buscar matérias primas de qualidade e empresas preocupadas em criar um cheiro agradável, harmônico e com muita personalidade. Invista muito bem no cheiro da sua marca!

Resumo
Como entender um cheiro?
Nome do artigo
Como entender um cheiro?
Descrição
Você pode não acreditar, mas dentro de um perfume podem existir mais de 80 cheiros distintos.
Autor
Nome do editor
Cheiro Bom Aromatização Profissional
Logotipo